Para entender a elasticidade preço da demanda é importante perceber que preço e demanda são dois fatores inversamente proporcionais, ou seja, mantidas todas as demais condições, se aumentamos o preço do nosso produto, teremos uma queda de demanda e se abaixamos o preço é bem provável que nossas vendas aumentem.
A elasticidade preço da demanda é o que mede o nível de queda ou incremento da demanda (resposta dos consumidores) em relação ao aumento ou redução do preço, ou resumindo, o quanto as mudanças no preço afetam a demanda.
Perceba que os vários produtos têm elasticidades diferentes, visto que para determinados produtos os consumidores são mais sensíveis a alteração de preço, daí a importância de entender a elasticidade preço da demanda de seus produtos e categorizá-los de acordo com ela.
Existe uma fórmula matemática para calcularmos a elasticidade:
EPD = variação percentual na quantidade demandada / variação percentual no preço
Onde Variação percentual quantidade = (Qtde Final – Qtde Inicial) / Qtde Inicial
Variação percentual preço = (Preço Final – Preço Inicial) / Preço Inicial
Vamos ver um exemplo:
Minha loja vendia um produto x e resolvi fazer um teste para medir a EPD deste produto, então aumentei o preço de R$ 4,00 para R$ 5,00. Com o produto precificado a R$ 4,00 eu vendia 100 unidades, com o aumento para R$ 5,00 vendemos 50 unidades. Para calcularmos a elasticidade preço da demanda do produto x temos:
Variação percentual da quantidade = (50-100) / 100 = -50 / 100 = -0,5 ou -50%
Variação percentual no preço = (5-4) / 4 = 1/4 = 0,25 ou 25%
EPD = -0,5 / 0,25 = -2
No exemplo, podemos dizer que a elasticidade preço da demanda é 2. Assim para cada 1% de aumento de preço a demanda cai em 2%.
Obs: A elasticidade preço da demanda sempre terá um resultado negativo visto que uma de suas duas varíaveis sempre será reduzida (ou preço, ou demanda), por isso utilizamos o módulo do resultado, para que o número fique positivo, apenas para facilitar o entendimento e os cálculos.
Agora diante dessa conceituação, podemos dizer que o produto x que utilizamos como exemplo acima é um produto elástico, correto?
Acredito que se chegou até aqui você já entendeu que conhecer a elasticidade preço da demanda de seus produtos e classificá-los de acordo com essa elasticidade é fundamental, pois assim teremos uma ideia de como os clientes reagirão aos nossos movimentos de preços.
Agora como podemos utilizar essa informação a nosso favor?
Para produtos elásticos reduza preços para aumentar o volume de vendas e melhorar a imagem de preço que seus consumidores têm da sua empresa. Vamos exemplificar:
Vamos usar o exemplo do produto x com um pouco mais de profundidade. Imagine que o preço do produto é R$ 5,00, com isso eu vendo 50 unidades. Vamos supor que o custo unitário do produto é R$ 2,00 e que pago 10% de impostos. Fazendo as contas eu teria:
Receita Bruta = Qtde Vendida * Preço = 50 * R$5,00 = R$250,00
Receita Líquida = Receita Bruta – Impostos = R$250 – (R$250*10%) = R$250 – R$25 = R$225
Custo Produto Vendido = 50 * R$2,00 = R$100
Lucro Bruto = Receita Líquida – Custo = R$225 – R$100 = R$125
Agora, o que aconteceria com esse produto elástico se eu baixar o preço para R$4,00? Nosso lucro bruto cresceria R$35, veja como:
Receita Bruta = Qtde Vendida * Preço = 100 * R$4,00 = R$400
Receita Líquida = Receita Bruta – Impostos = R$400 – (R$400*10%) = R$400 – R$40 = R$360
Custo Produto Vendido = 100 * R$2,00 = R$200
Lucro Bruto = Receita Líquida – Custo = R$360 – R$200 = R$160
Com produtos inelásticos podemos aumentar os preços para assim termos ganho de receita, pois não reduziremos na mesma proporção a demanda. Vejam o Exemplo:
Produto y onde preço é R$8,00, com isso eu vendo 40 unidades. Vamos supor que o custo unitário do produto é R$ 3,50 e que pago os mesmos 10% de impostos. Fazendo as contas eu teria:
Receita Bruta = Qtde Vendida * Preço = 40 * R$8,00 = R$320,00
Receita Líquida = Receita Bruta – Impostos = R$320 – (R$320*10%) = R$320 – R$32 = R$288
Custo Produto Vendido = 40 * R$3,50 = R$140
Lucro Bruto = Receita Líquida – Custo = R$288 – R$140 = R$148
Agora, o que aconteceria com esse produto inelástico se eu aumentar o preço para R$9,00? Nosso lucro bruto cresceria R$26,80, veja como:
Receita Bruta = Qtde Vendida * Preço = 38 * R$9,00 = R$342
Receita Líquida = Receita Bruta – Impostos = R$342 – (R$342*10%) = R$342 – R$34,2 = R$307,8
Custo Produto Vendido = 38 * R$3,50 = R$133
Lucro Bruto = Receita Líquida – Custo = R$307,8 – R$133 = R$174,8
Se somarmos os ganhos dos dois produtos na 1ª parte do exemplo, teremos:
Qtde Somada: 90 Unidades
Receita Líquida: R$513
Lucro Bruto: R$273
Com os ajustes de preço teríamos:
Qtde Somada: 138 Unidades
Receita Líquida: R$667,8
Lucro Bruto: R$334,80
Percebe como o ganho é evidente (quase 23% de Lucro Bruto)? Ficou claro que o ganho com o produto inelástico pode ser incrível? Isso ocorre porque nada afeta mais o lucro do que o preço, já que vendendo mais “caro” podemos vender menos quantidade, reduzindo vários dos custos atrelados a venda. Caso queira entender um pouco mais sobre isso leia esse outro artigo. Hoje nosso intuito é explicar didaticamente como podemos utilizar a elasticidade preço da demanda em nosso favor.
Atualmente temos disponível softwares de precificação com algoritmos avançados, que levam em consideração variáveis como despesas variáveis, para otimização e para trazer a melhor opção de preço para cada produto.