Estes são conceitos simples, mas fundamentais para a implementação de uma boa estratégia de preços e principalmente para a orientação da equipe comercial a vender Valor e não preço, reduzir descontos e a percepção que para vender é preciso ter o menor preço.

Preço – É a quantidade de moeda que você quer receber para comercializar um produto/serviço;

Percepção de Preço – É a imagem que os clientes formaram ao longo do tempo sobre nossos produtos/Serviços. Exemplos: “Esta loja é cara”, “Sempre compro material de limpeza no supermercado X porque lá é mais barato”

Valor – é o valor que o consumidor percebe na solução apresentada pelo seu produto/serviço, partindo do pressuposto que ninguém compra produto, o que compramos são as soluções, os benefícios, que estes produtos proporcionam.

Percepção De Preço

Trabalhei no ramo de varejo de eletroeletrônicos muitos anos e neste mercado os consumidores têm uma percepção que os melhores preços estão no canal online, nos sites das empresas. Porém ao nos aprofundarmos em uma pesquisa, perceberemos que os principais itens realmente estarão mais baratos no site, mas a calda longa, ou seja, aqueles produtos que não são os mais badalados, os que complementam o mix, várias vezes estão mais caros no site do que na loja física. Trata-se de uma estratégia deliberada de pricing aproveitando da percepção do consumidor que o site é mais barato.

Construir ou mudar uma percepção de preço é algo possível, porém não é imediato. Leva tempo e exige disciplina na aplicação das estratégias.

Valor de um produto

Não deveríamos falar do valor de um produto como algo único. Uma quantidade de moeda única é o preço. O valor é subjetivo e pode ser diferente para cada perfil de consumidor, por exemplo um consumidor que preze por exclusividade estará disposto a pagar mais por uma calça de uma marca renomada, mesmo que uma calça do mesmo material e modelo esteja sendo vendido mais barato em lojas de departamentos.

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