O preço é o calcanhar de Aquiles de muitas empresas. Em nossas consultorias, é comum ouvirmos gestores dizendo “tenho medo de aumentar os preços e todos os meus clientes fugirem para a concorrência!”.
Contudo, eu preciso tranquilizá-los: isso não vai acontecer. A não ser que:
Se você se reconhece como um desses gestores, este artigo vai ajudá-lo a abrir sua mente e será especialmente útil para VOCÊ.
O processo de aumento de preços pode ser dividido em alguns passos e até que é bem simples. No entanto, são os detalhes que fazem a diferença. Mas, fique tranquilo, vou te ajudar com cada um dos passos e, no final do artigo, vou dar uma ajuda extra para quem precisar de mais detalhes.
Pode parecer lógico aumentar os preços dos produtos ou serviços para os quais a margem é menor, mas a coisa nem sempre é assim tão simples. Aqui, entram 2 fatores muito importantes:
Com base nessas informações, você e sua equipe podem avaliar os melhores produtos para aumento de preços, e o percentual de aumento.
Quando os aumentos de preços forem baseados em dados concretos (internos ou do mercado), você estará confiante de que está tomando a decisão certa para sua empresa.
Alguns de seus clientes simplesmente aceitarão o aumento de preço, muitos nem notam. Inevitavelmente, no entanto, alguns não aceitarão e desafiarão você e sua empresa. Ao invés de ceder à pressão de um cliente dizendo que vai parar de fazer negócio com você, tente dizer que:
Talvez o aspecto mais importante do processo de aumento de preços seja o plano de comunicação, não só para seus clientes, mas também para seus vendedores. Você tem que informar sobre o aumento, explicar as razões que o levaram a essa decisão e mostrar que já projetou os resultados desse aumento. Explique por que a empresa está tomando esse caminho e seja transparente. Essas coisas vão acalmar e motivar a sua equipe, além de ajudá-los a ter mais argumentos de venda.
O plano de comunicação externa precisa ser diferente. Você pode fazer essa comunicação em etapas:
Apesar de toda a preparação, tenha em mente que alguns de seus clientes ainda podem se opor fortemente. Para esses, sugiro duas opções:
Se todo o resto falhar, e os clientes que você realmente quer reter quiserem mudar para a concorrência, a solução final pode ser fazer um acordo com o cliente para manter seu preço, porém, reduzindo seu custo de servir, ou seja, reduzir o valor agregado entregue para este cliente.
Tendo executado com sucesso um processo de aumento de preços, agora você deve fazer dos aumentos de preços um evento anual ou semestral. Certifique-se de que seus clientes se acostumem com um aumento de preço a pelo menos cada doze meses. Os aumentos não têm que ser grandes, apenas regulares e, desta forma, além de fazerem muita diferença para sua empresa, serão cada vez mais fáceis de aplicar.